Clique no título do trabalho para acessá-lo.
Uma breve contextualização histórica e os sentidos do número zero
Aline Tafarelo Tracanella
Ana Paula Dick
Céres de Oliveira Jendreieck
Danielly Kaspary
O PNAIC de Alfabetização Matemática nas vozes de professores alfabetizadores
Edicléia Xavier da Costa
Evandro Tortora
Rosélia José da Silva Carvalho
Janaina Melo Souza
O cálculo mental em livros didáticos dos anos iniciais
Jéssica Serra Corrêa da Costa
Representação em tabela: compreensão de professores dos anos iniciais acerca do ensino aprendizagem
Luanna Laysa dos Reis Santos
Ensino de Estatística: O PNLD e o manual do professor
Natália Dias de Amorim
Patrícia Priscilla Ferraz da Costa Souza
Jogando com o impossível: percepções de crianças dos anos iniciais em estudo sobre probabilidade
Rita Batista
A Importância da Leitura e da Literatura no Ensino da Matemática
Tatiana Roedel
Concepções de Professores que Ensinam Matemática acerca do Cálculo Mental
Vanessa de Oliveira
Concepções epistemológicas dos professores: desafios para o ensino da matemática nos anos iniciais
Vanessa Lacerda Tarouco
Aline Cristina de Sant’Anna
César Augusto do Prado Moraes
Cleide Ribeiro Mota
Fabiane Rodrigues Viana
O uso de jogos como metodologia de ensino da Matemática
Priscila Baumgartel
Relações entre Matemática e Geografia: o uso de tecnologias e o estudo de mapas geográficos
Vandreza Rodrigues
Uma Sequência Didática para o ensino de Semelhança de Figuras Planas
Marcos Fabrício Ferreira Pereira
Construindo o conceito de ângulo: transitando entre representações, contextos e artefatos
Mariana Rodolfo Rocha
Edjane Mota de Assunção
Ivonete Pereira Amador
A inter-relação entre afetividade docente e discente: concepções sobre a Álgebra
Jailma Ferreira Guimarães
Divisão Euclidiana: um olhar para o resto
Janete Jacinta Carrer Soppelsa
Campo Multiplicativo: Diagnóstico e Intervenção de Ensino
Janine Oliveira Mello
Luani Griggio Langwinski
Geoplano: de que modo os professores se apropriam deste artefato para o ensino de quadriláteros?
Marcel Muniz Vilaça
A criatividade matemática e a resolução do cálculo de áreas
Marcus Vinícius Costa dos Santos
Teorema de Tales: uma abordagem por do meio da Teoria das Situações Didáticas
Maria José Fagundes Barbosa
José André Bezerra da Cruz
Comparação Multiplicativa e Criatividade Matemática
Luana Cerqueira de Almeida
Monique Lopes dos Santos Dias
Uma análise do ensino de geometria no ensino fundamental por meio das representações semióticas
Priscila Arcego
Esquemas de estudantes antes e após um processo formativo de seus professores
Tamiles da Silva Oliveira
Giselle de Paiva Silva
Função Quadrática: uma abordagem à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica
Graziele Santos Ferreira
Adnielson Lima da Silva
Briane Costa de Oliveira Guaitolini
Christian James Hensche
Logaritmo: o que dizem alunos do Ensino Médio sobre este conceito
Daniela Mendes Vieira da Silva
Gláucia Potenza Soares
Desafios no ensino de funções utilizando experimentação
Jacy Pires dos Santos
Jéssica Barbosa dos Passos Sanchez
Larisse Vieira de Melo
Rosicler Aparecida de Oliveira Reinato
A matemática que emerge em uma investigação sobre curvas cônicas
Bruno Leite Ferreira
Vetores e suas representações em livros didáticos de Engenharia
Celso Luiz Andreotti
Um estudo sobre o conceito de limite à luz da Teoria dos Três Mundos da Matemática
Gabriel de Oliveira Soares
Janice Rachelli
Talita Breschiliare Piffer Freire
Contribuições do Estágio Supervisionado na/para a Formação Inicial de Professores de Matemática
Jéssica Mistura Zanon
Marcela Aparecida Penteado Rossini
Márcio Antônio Cometti
Tarefas para aulas de Cálculo Diferencial e Integral: construção de uma proposta de pesquisa
Nelvia Santana Ramos
Renato Cezar Agricco Júnior
Rita Lobo Freitas
As Dimensões de Papert e a Geometria Espacial: um estudo em laboratório de informática
Sergio da Costa Nunes
Uma História da Matemática Escolar na Cidade de São Luís do Século XIX
Waléria de Jesus Barbosa Soares
Alan Pereira Manoel
A Álgebra na Formação de Professores no Período entre 1890 e 1970
Ana Maria Basei
Ana Maria Ferreira Lemes
Andréia Fernandes de Souza
Professores que Ensinam Matemática e sua Relação com o Saber: cadernos escolares, 1920-1970
Bruna Lima Ramos
Cilene Maria Fontes
Sobre Educação (Matemática) no campo: vozes de professores que atuam(ram) na região de Borebi/SP
Claudinéa Soto da Silva
Cris Elena Padilha da Silva
Girard Desargues e o desenvolvimento da geometria projetiva
Douglas Gonçalves Leite
Eliane Siviero da Silva
Uma análise das tirinhas de Calvin e Haroldo
Elisane Strelow Gonçalves
Cecy Cordeiro Thofehrn e o manual didático Brincando com números
Francine Fernandes Araujo
Gabriel Luís da Conceição
Gabriel Luiz Santos Kachel
Cursos televisivos na formação inicial de professores de matemática na Colômbia: 1960-1970
Islenis Carolina Botello Cuvides
Luciani Coelho Guindo dos Santos
Leandro de Oliveira
Estudo de uma obra didática: Peirce´s Primary Arithmetics
Leandro Josué de Souza
Leoni Malinoski Fillos
História da Matemática nos Livros Didáticos do Ensino Médio: Uma Investigação
Lorena Carolina Rosa Biffi
Lucas Ferreira Gomes
Márcio Oliveira D’Esquivel
Michelle Camargo Major
A Universidade Volante e a formação de professores de matemática do Paraná na década de 1960
Laura Leal Moreira
Roberto Pereira Teodosio
Rozana Morais Lopes Feitosa
O ensino de divisão: reunindo registros
Simone Danielle Tychanowicz
Simone Uchôas Guimarães
Tatiana Rozalia Guedes
História da Matemática: um estudo sobre o ensino e as concepções dos professores no Paraná
Vanessa Cristina Rhea
Vlademir Sérgio Bondarczuk
Saberes Pedagógicos para Ensinar Lidos nos Manuais do Final do Século XIX
Viviane Barros Maciel
Aspectos do conhecimento do professor de matemática em processos formativos online
Agnaldo de Oliveira
Alexandre Rodrigues de Assis
Webdocumento e a articulação dos recursos geométricos
Amanda Rodrigues da Silva
Uma abordagem blended learning num sistema complexo: auto-organização de uma sala de aula
Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros
Arianny Grasielly Baião Malaquias
O uso do Scratch no ensino da matemática
Beatriz Maria Zoppo
Carla Denize Ott Felcher
GeoGebra e Performance Matemática Digital
Carla Vital
Clodogil Fabiano Ribeiro dos Santos
Elaine Eskildssen Melhado
Educação Matemática de Jovens e Adultos: Práticas Pedagógicas e Tecnologias Digitais
Jonson Ney Dias da Silva
A utilização de games digitais nas aulas de Matemática
Jocilea de S. Tatagiba
As TIC no ensino de matemática: o que as produções didático-pedagógicas do PDE nos dizem?
Joice Yuko Obata
Josias Dioni Bravim
Juliane Carla Berlanda
Vito Rodrigues Franzosi
Uma proposta de Sala de Aula Expandida em uma disciplina de Cálculo Diferencial e Integral
Júnior dos Santos Duarte
Tiago Giorgetti Chinellato
Geometria Dinâmica na resolução de questões da OBMEP
Laís de Almeida Pereira
Marciel José do Monte
Alunos da educação básica produzindo vídeos: aspectos metodológicos
Vanessa Oechsler
Um estudo do processo de gênese instrumental vivenciados por alunos do 9º ano do ensino fundamental
Nelson Tsuji Junior
Reflexões Sobre a Utilização de Dispositivos Móveis no Contexto da Educação Financeira
Fausto Daniel Alves Fernandes
Gerry Sanchez
Fórum de Discussão: um espaço de contribuição para a formação continuada em Matemática
Gisele Pereira de Oliveira Xavier
O celular como recurso didático nas aulas de Matemática: a visão do professor
Laís Aparecida Romanello
Jaqueline Antunes da Silva
Uso e produção de vídeos nas aulas de matemática do ensino fundamental
Luana Pedrita Fernandes de Oliveira
Marcos Paulo Henrique
Festivais de Vídeos Digitais nos Cursos de Licenciatura em Matemática da UAB
Nilton Silveira Domingues
Vivenciando a elaboração de atividades investigativas em Matemática utilizando o GeoGebra
Vinícius dos Santos Honorato
A produção de vídeos no Estágio Supervisionado em um curso de Matemática a Distância
Sandro Ricardo Pinto da Silva
Priscila Kabbaz Alves da Costa
Silvio César Viegas
Tatiana Fernandes Meirele
Tawana Telles Batista Santos
Transição para o Ensino Superior à Distância: O caso de um curso de Engenharia de Produção
Tiago de Freitas Tavares
Geogebra 3D no Ensino Médio: uma possibilidade para a aprendizagem da geometria espacial
Caroline Borsoi
Numeramento em tela touchscreen de smartphones com atividades instigadoras
Wagner Marques
Jogo computacional: um aliado para a aprendizagem da Matemática
Paula Boito
Sala de Aula Invertida: uma abordagem colaborativa na aprendizagem de matemática – estudos iniciais
Hugo Luiz Gonzaga Honório
Rita de Cássia Idem
Ensino de geometria e visualização: possibilidades com o GeoGebra 3D
Raissa Samara Sampaio
Narrativas sobre a formação inicial em um curso de licenciatura em Matemática
Adriana Barbosa de Oliveira
Adriana da Conceição Tesch
A Formação Inicial do Professor de Matemática: O PETMAT por uma perspectiva histórico-cultural
Adriane Sardinha Macedo
Implicações da formação do PNAIC na prática de professores de matemática
Ana Cristina Gonçalves Carvalho
Conhecimentos de Licenciandos de Matemática Sobre Raciocínio Proporcional em Ação no LEM
Emerson Clayton do Nascimento Miranda
Cleane Aparecida dos Santos
Como nos tornamos formadores de professores: processo de constituição profissional
Carlos André Bogéa Pereira
Angélica Francisca de Araújo
Aparecida Ferreira Lopes
Bruna Corso
O Ensino de Matemática e as Tecnologias: uma análise das possibilidades do Estudo de Aula
Carolina Cordeiro Batista
Cleiton Ramos de Souza
Cristina Carvalho de Almeida
Danielli Ferreira Silva
Aprendizagens Docentes sobre o conceito de divisão em uma turma de Licenciatura Matemática
Danielly Fraga Santana
Flávia Roberta Porto Teófilo
Análise da produção escrita em matemática e a ressignificação de saberes docentes
Dayani Quero da Silva
Dilene Kátia Costa da Silva
Diná da Silva Correia
Conhecimento docente de Combinatória e aluno: um caso no interior de Pernambuco
Dorghisllany Souza Holanda
Formação Inicial de Professores de Matemática no Instituto Federal de São Paulo
Egídio Rodrigues Martins
Elaine Cristina Braga Ovando
Enio Freire de Paula
Fabiola Barcelos Risso
O conceito de Numeramento: um estudo das concepções dos estudantes de um curso de Pedagogia EaD
Felipe Campos Voto
O que acontece quando uma professora de matemática conta-se?
Gabriela Félix Brião
Ser professor com as tecnologias: possibilidades na formação continuada
Ingrid Cordeiro Firme
O Vídeo no Aprendizado da Matemática: quando o lúdico encontra o racional
Vânia Dalpont
A mobilização das narrativas no projeto de iniciação à docência de um curso de Pedagogia
Janaina Alves da Silva
Jaqueline Santana de Souza Santos
Matemática a Distância: que história é essa?
Jardel da Silva Costa
Jenny Patricia Acedo Rincón
Jeser C. Candray
Rafael Borini Martins Costa Borini
Jónata Ferreira de Moura
O PIBID na formação do professor de matemática: um olhar a partir da História Oral
José de Aquino Santos
Josias Júlio de Araújo
Juliane do Nascimento Mosquini
Julio Cesar Paro
Kariely Lopes Gomes de Brito
Kelly Marina Kowalski
Um estudo sobre conhecimentos de professores para abordagem da Simetria articulado as Artes Visuais
Luciana Ferreira Santos
Luciene Torezani Alves
Luis Sebastião Barbosa Bemme
Magno Rodrigo da Silva
Marcos Aurélio Alves e Silva
Maria José Lopes de Araújo
A ação do professor de matemática na sala de aula: possíveis caracterizações
Mariana Passos Dias
Marilene Xavier dos Santos
Marnei Luis Mandler
O Ensino Médio no Estado de São Paulo: 25 anos de história nas vozes de professores de Matemática
Martha Regina Egéa Kleine
Percepções do professor de Matemática: relação entre formação acadêmica e atuação docente
Maurício Costa Cabreira
Mayara Permanhane Nascimento
Milena Schneider Pudelco
Milena Soldá Poliastro
Identidade Profissional Docente: interagindo com um grupo de professores de matemática da EJA
Patrícia Ferreira dos Santos
Paulo Henrique Rodrigues
Análise das situações de proporção simples elaboradas por professores em um processo formativo
Pedro Henrique Milagre
Salete Pereira de Andrade
Formação de professores: O PNAIC como proposta formativa
Tatiana Lima Koga
Terezinha Inajossa Santos
Trajetórias de Avaliação e a Perspectiva de Avaliação do GEPEMA: um estudo
Gabriel dos Santos e Silva
Avaliação formativa e auto-regulação dos alunos de um curso superior de tecnologia da informação
Luis Fernando Pacheco Pereira
Examinando as avaliações externas na microrregião de Ubá-MG
Matheus Enrique da Cunha Pimenta Brasiel
A Pedagogia Waldorf: reflexões acerca de práticas avaliativas
Renata da Silva Matos
Análise da Produção Escrita em Matemática como Estratégia de Ensino
Milene Aparecida Malaquias Cardoso
Avaliação dos Processos de Ensinar e Aprender na Licenciatura em Matemática: o olhar dos discentes
Niusarte Virginia Pinheiro
Prova com Cola: uma conjectura
Juliana Alves de Souza
A escrita reflexiva como recurso didático nas aulas de Matemática
Cristina Franz Strelow
Felipe Augusto de Mesquita Comelli
Uma Análise de Jogos de Linguagem em dois Manuais Didáticos de Geometria Euclidiana Plana
Person Gouveia dos Santos Moreira
O Registro na Educação Infantil: as representações na construção de conceitos numéricos
Andreia Crespo Dinis
Um olhar para a natureza da Matemática em atividades de Modelagem
Amanda Ribeiro Pinto
André Luiz Rocha da Silva
Modelagem Matemática como Jogo de Linguagem
Cristienne do Rocio de Mello Maron
Derli Kaczmarek
Elenice Josefa Kolancko Setti
A Teoria dos Registros de Representação Semiótica e a Modelagem de Problemas de Programação Linear
Jader de Oliveira
Laynara dos Reis Santos Zontini
Modelagem Matemática: articulações entre a prática e propostas curriculares oficiais
Lenilton Kovalski
Uma proposta de Modelagem para os anos iniciais do ensino fundamental
Lilia Cristina dos Santos Diniz Alves
Modelagem Matemática na Perspectiva Sociocrítica: investigações realizadas em um terreno loteado
Mirelly Katiene e Silva Boone
Régis Forner
Rogério Braga Soares
Silvana Cocco Dalvi
Campo Elías Flórez Pabón
Impossibilidades de jogos fronteiriços de linguagem
Carolina Tamayo-Osorio
Raciocínio Abdutivo: investigação e produção de conhecimento matemático
Jesaías da Silva Souza
Júlio César Augusto do Valle
Lucimar Donizete Gusmão
Educação Estatística Crítica: um estudo das práticas discentes em um curso de tecnologia
Andréa Pavan Perin
Letramento estatístico por meio de projetos: um estudo de caso
Cassio Cristiano Giordano
Raciocínios combinatório e probabilístico na EJA: investigando relações
Ewellen Tenorio de Lima
Irlene Silva de Almeida
Joaldo Silva dos Santos
Um estudo sobre as crenças e concepções de professores do Ensino Básico em relação à Aleatoriedade
Marcelo Rivelino Rodrigues
Discussões sobre o uso do livro didático no ensino da probabilidade nos anos iniciais
Michaelle Renata Moraes de Santana
O Letramento Probabilístico nos anos Finais do Ensino Fundamental
Robson da Silva Eugênio
Concepções de Educação Estatística a partir de narrativas de professores membros do GT 12
Ednei Leite de Araújo
Amanda Queiroz Moura
Materiais Didáticos no ensino de Matemática para estudantes com deficiência visual
Ana Paula Poffo Koepsel
Aprendizagem da Matemática pelo aluno surdo: uma proposta bilíngue
Fabiane Carvalho Böhm
Jéssica Monteiro Falquetto
Terceira Idade e sua relação com a Matemática
Matheus Pereira Scagion
Mayra Darly da Silva
Estratégias empregadas por alunos com altas habilidades/superdotação: simetria e isometria
Michele Cristiane Diel Rambo
O ensino de geometria à alunos surdos: abordagem sobre perímetro e área
Steffani M. Colaço Miranda
Adriano Santos Lago
Cálculo Diferencial e Integral sob a perspectiva da Resolução de Problemas
Eliane Bihuna de Azevedo
Isabel Lombardi
Aprendizagens de professores PDE sobre a resolução de problemas no processo educativo
João Luís Stival
Ensino-aprendizagem–avaliação de matemática através da resolução de problemas utilizando algeblocks
Lilian Esquinelato da Silva
A avaliação idealizada, o discurso de professores e a prática efetiva na sala de aula de matemática
Márcio Pironel
Formulação de Problemas: uma possibilidade didática no ensino de matemática
Renan Oliveira Altoé
O estudo da Linguagem Matemática na sala de aula: uma abordagem através da Resolução de Problemas
Sabrina Aparecida Martins Vallilo
Viviane Bergamini Fonteque
Educação Financeira: como está sendo abordada nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental?
Anaelize dos Anjos Oliveira
Educação Matemática Financeira no Ensino Médio: Projeto “De olho na Economia”
Anderson José Silva
Arlam Dielcio Pontes da Silva
Cristiane Neves Mello
Thais Sena de Lanna Albino
Daniela Harmuch
Algumas dificuldades apresentadas por alunos da EJA na resolução de questões envolvendo Porcentagem
Elane Cristina Teixeira Corrêa
Educação Financeira no Ensino Médio: Contribuições da Educação Matemática Crítica
Flávia Arlete Lovatti
Laís Thalita Bezerra dos Santos
Pedro Alves da Silva
Maysa Ferreira da Silva
Pablo Ricardo Cardoso
Caminhos e descaminhos: compreendendo a dimensão pedagógica da Etnomatemática
Rodrigo Guimarães Abreu
Saberes e Técnicas Matemáticas da Cultura Africana e Afro-Brasileira no Ensino Fundamental
Valdirene Rosa de Souza
Vanessa da Luz Vieira
Práticas Socioculturais no Contexto da Produção de Cacau sob a Ótica da Etnomatemática
Washington Santos Carneiro
Maria Aparecida Mendes de Oliveira
Anderson Martins Oliveira
Ensino Médio Integrado: uma proposta de educação unitária e omnilateral
Daniel Guimarães de Oliveira
História e Cultura Afro-Brasileira em aulas de matemática
Fabiana Pereira de Oliveira
Interculturalidade e Ensino de Matemática em Escolas de Fronteira
Fernanda Marchiori Grave
Geisa Zilli Shinkawa-da-Silva
Cultura, Tecnologia e Matemática: Um estudo Etnomatemático para o ensino de Geometria
Gerson Scherdien Alte
Ronaldo Tomaz de Andrade Silva
Ouvinte:
EBRAPEM – Certificados – Ouvintes I EBRAPEM – Certificados – Ouvintes II
Participação:
EBRAPEM – Certificados de participacao – GD1 EBRAPEM – Certificados de participacao – GD2 EBRAPEM – Certificados de participacao – GD3 EBRAPEM – Certificados de participacao – GD4 EBRAPEM – Certificados de participacao – GD5 EBRAPEM – Certificados de participacao – GD6 EBRAPEM – Certificados de participacao – GD7 EBRAPEM – Certificados de participacao – GD8 EBRAPEM – Certificados de participacao – GD9 EBRAPEM – Certificados de participacao – GD10 EBRAPEM – Certificados de participacao – GD11 EBRAPEM – Certificados de participacao – GD12 EBRAPEM – Certificados de participacao – GD13 EBRAPEM – Certificados de participacao – GD14 EBRAPEM – Certificados de participacao – GD15 EBRAPEM – Certificados de participacao – GD16
Apresentação:
EBRAPEM – Certificados de apresentacao – GD1 EBRAPEM – Certificados de apresentacao – GD2 EBRAPEM – Certificados de apresentacao – GD3 EBRAPEM – Certificados de apresentacao – GD4 EBRAPEM – Certificados de apresentacao – GD5 EBRAPEM – Certificados de apresentacao – GD6 EBRAPEM – Certificados de apresentacao – GD7 EBRAPEM – Certificados de apresentacao – GD8 EBRAPEM – Certificados de apresentacao – GD9 EBRAPEM – Certificados de apresentacao – GD10 EBRAPEM – Certificados de apresentacao – GD11 EBRAPEM – Certificados de apresentacao – GD12EBRAPEM – Certificados de apresentacao – GD13 EBRAPEM – Certificados de apresentacao – GD14 EBRAPEM – Certificados de apresentacao – GD15 EBRAPEM – Certificados de apresentacao – GD16